Translate

sábado, 19 de maio de 2012

Ciência X Religião ou Ciência + Religião?

     Não concordo com a briga ciência x religião, o que acontece, na maioria das vezes é a briga cientistas preconceituosos x religiosos preconceituosos, mas como muitos generalizam as coisas, infelizmente fica uma sensação de que cientistas não podem ser religiosos e religiosos não podem ser cientistas.
     Para começar, muitos dos postulados científicos foram pensados por religiosos, sejam cristãos, budistas, muçulmanos ou hinduístas, e também por israelitas (na maioria, judeus, mas nem todos os judeus são israelitas, que é um termo abrasileirado do judaismo).
     A ciência ensina muitos princípios sobre como funciona o universo (honestamente, deveremos escrever: universo conhecido, pois a ciência não sabe os limites do universo), a física, a química, alguns eventos da biologia, geologia, etc.
     A religião ensina os princípios do mundo espiritual, transcedental, não palpável, mas sentido por todos os seres humanos (vamos ser sincero, tem gente que não acredita no mundo espiritual, mas que já sentiu alguma coisa esquisita em algum lugar, inexplicável, pode acreditar que já sentiu!).
     A ciência não sabe explicar Deus e o mundo dos espíritos que nos contactam (anjos do bem e anjos do mal = para explicar melhor, anjo significa mensageiro) e o mundo dos espíritos que não nos contactam (Jesus falou, na história do rico e do mendigo, que os mortos não podem voltar para a terra). Mas infelizmente, por não saberem explicar (arrogância!), afirmam (que audácia! ) que Deus não existe. Na verdade, o que ocorre é preconceito, por não saberem e por se acharem conhecedores de tudo!
     A religião não explica como uma galáxia é controlada por um buraco negro, em seu centro, e que existem galáxias de várias formas, por colidirem uma com as outras e que, aparentemente, o universo está expandindo. A religião não explica que hidrogênio + oxigênio se transforma em água. A religião não explica que o surfactante dos alvéolos pulmonares mantém a passagem do oxigênio para as veias pulmonares. A religião não explica porque os animais antigos eram maiores do que os atuais devido ao fato da mudança na quantidade de oxigênio em nossa atmosfera.
     Existem vários grupos discordantes na ciência, uns acham que nos originamos do Big Bang e outro que somo fruto do choque de Branas. Alguns cientistas acham que nos originamos da África (na verdade Gondwana= Europa+África+Ásia eram juntas) e outros que nos originamos em vários locais numa confluência para o homo sapiens. Alguns cientistas acham que existem mundos paralelos (iguais ou diferentes do nosso = isso me lembra dos mundos paralelos da religiâo: físico+espiritual) e que eles ou são independentes ou atravessamo outro. Até a teoria de Einstein foi questionada. Há uma briga entre o evolucionismo e o design inteligente (que não é o mesmo que criacionismo bíblico, apesar de alguns confundirem isto, pois nem todos os defensores do design são cristãos). A chegada do homem nas Américas tem uma datação, mas contrariamente, aparecem indícios de humanos na América do Sul, antes da data descrita como a chegada à América do Norte. Um estudioso honesto não pode dizer que a ciência sabe tudo: Quantos seres vivos nunca serão descobertos, por não deixarem rastros de suas existência em fósseis, que nunca serão encontrados? Quantas civilizações antigas nunca serão descobertas por não terem escrito nada a seu respeito, e até por destruição de seus sítios (que hoje seriam arqueológicos) pelos povos que os sucederam e até os dominaram, e fizeram questão de apagar seus rastros para a história? Não se enganem, o homem não sabe e nunca saberá tudo, ele tenta juntar pedaços de um quebra-cabeça, em que faltam e faltarão importantes peças.
      Existem vários grupos discordantes na religião, uns são monoteístas, que é a crença em um só Deus (cristianismo, judaismo, islamismo) e outros politeístas (vários deuses). Uns acham que os mortos voltam e outros não. Alguns religiosos acham que Deus tem intermediários para serem chamados primeiro, frente a uma necessidade, e outros negam isso, afirmando que o acesso a Deus é direto. Alguns se ajoelham para estátua, enquanto outros abominam isto. No cristianismo existem protestantes (evangélicos tradicionais e pentecostais e agora neopentecostais), católicos (tradicionais e carismáticos) e ortodoxos (principalmente na Ásia e Europa Oriental). No islamismo temos, principalmente, sunitas e xiitas, e por aí vai.
     Existem muitos pontos  semelhantes, e muitas vezes concordantes, entre ciência e religião. Muitas cidades antigas foram descobertas usando-se informações bíblicas, pois eram desconhecidas por estarem soterradas. O evolucionista acha que viemos da água na sopa primordial, e na Bíblia, os primeiros seres criados foram os marítimos e depois os terrestres, e por último vieram os seres humanos. Na Bíblia, o homem veio do barro e a ciência demonstra que temos as mesmas substâncias químicas da terra. Se o homem veio da África, segundo alguns cientistas acham, também devemos avaliar que a Arábia e a Mesopotâmia se desprenderam da mesma África, quando eram Gondwana. Os cientistas afirmam que o clima na África saariana era muito melhor para o homem, em relação ao que existe atualmente e o mesmo se extende à Mesopotâmia. Há alguns termos bíblicos, para animais, que não se encaixam em nenhum outro atualmente, por exemplo: Benemote e Leviatã, no livro de Jó, o primeiro se assemelha a dinossauro (sua cauda é como o "tronco do carvalho" e traduziram para hipopótamo, que tem um rabinho) e o segundo pode ser um plessiossauro? Não estou forçando, mas leia a forma destes animais na Bíblia. Há descobertas de uma grande inundação em vários sítios arqueológicos (dilúvio?). Muitos povos tem lenda de dragões (pterodáctilos?). A ciência demonstra que aconteceram muitas catástrofes com extermínios de animais e civilizações, a religião também afirma isso.
     O meu objetivo, escrevendo isto, é demonstrar a variedade e até conflito dentro da ciência e da religião (todos sabem que sou protestante convicto, mas não vou abordar minha fé agora), acho que os religiosos deveriam ouvir os cientistas, com direito a questioná-los, e os cientistas ouvirem a religião, com o mesmo direito. O que acontece é um preconceito entre ambos e até um interesse em destruir um ao outro. Existem muitos pontos em que a ciência confirma a religião e vice-versa.
     Não colocarei minha posição neste tema, mas vocês podem acessar as outras postagens, o objetivo foi demonstrar que existe muita coisa a ser aprendida. No livro de Daniel (profeta judeu da época dos babilônios, aproximadamente 500 anos antes de Cristo) está descrito que a ciência se multiplicaria. No livro de Gênesis, Deus manda o homem dominar a terra, e vemos isto hoje: O homem dominando a terra, tanto para o bem, quanto para o mal, e a ciência também se multiplicando. 
     Uma pergunta sempre ressoa em minha mente, e está escrita no livro de Jó, quando Deus viu que Jó o estava questionando: "Onde você estava, quando eu criei o universo?". O homem nunca vai conseguir saber tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário